Alguns apaixonam-se por bebidas, dinheiro, luxos, carros, sapatos...Outros apaixonam-se por livros. Pois, o prazer de ter e ler um livro é único. Daí, entedemos a razão de Clarice Lispector chamar o livro de amante. Com ele nas mãos podemos possuí-lo. Outra coisa que muito me encanta num livro é a capa.
Mas, como dizem não devemos julgar o livro pela capa. Quando nos apaixonamos por eles nos envolvemos em suas tramas.
Vale ressaltar, que essa paixão começa pelo obra e termina no autor, e, às vezes, ao contrário.
Contudo, há momentos que só passamos, quando lemos. Eis alguns, citados pela autora Isabel Solé em seu livro Estratégias de Leitura (Artmed.p.13, 1998):
Portanto, essas são ações de qualquer amante e apaixonado por leitura.quem não tiver passado nunca tardes inteiras diante de um livro, com as orelhas ardendo e o cabelo caído no rosto lendo, esquecido do mundo e sem perceber que estava com fome ou com frio... quem nunca tiver lido à luz de uma lanterna, embaixo das cobertas, porque papai, mamãe ou alguma outra pessoa solícita apagou a luz com o argumento bem intencionado de que tem de dormir, porque amanhã precisa levantar bem cedinho.. quem nunca tiver chorado aberta ou dissimuladamente lágrimas amargas porque uma história maravilhosa acabou e era preciso se despedir dos personagens com os quais tinha ocorrido tantas aventuras, que amava e admirava pelo destino dos quais temera e rezava e sem cuja companhia e vida parecia vazia e sem sentido.
Professora Roberta Carvalho Zilio
Nenhum comentário:
Postar um comentário