A leitura... “Uma janela para o mundo”!
“O livro é um mundo”, entendo exatamente o que Marilena Chauí comenta
sobre os livros, pois também penso assim. Minha primeira experiência com a
leitura aconteceu com as obras de Monteiro Lobato. Sempre que iniciava a
leitura, me sentia transportada para outro mundo, e a maneira como Monteiro escrevia
facilitava imaginar. Era como se eu realmente estivesse lá. As sensações e até
os aromas.
Com o passar do tempo, à medida que ia crescendo, adquiri outras
experiências. As leituras traziam conhecimento, traziam mudanças em mim como
pessoa, as experiências dos outros serviam para mim, as vivências dos
personagens, por exemplo, se pareciam com as minhas, os sentimentos pareciam-se
com os meus e às vezes me perguntava: “Será que esse autor me conhece?”. Parece
que ele escreve sobre mim, para mim. E achava isso incrível na leitura.
Ler para aprender é maravilhoso, poder adquirir o conhecimento a partir
do conhecimento do outro, ampliar meus conhecimentos. Os livros tem esse poder
e, nesse sentido, volta a ser mágico para mim, como era na infância, quando
podia me transportar a outros mundos.
Voltando à infância, lembro-me de quando aprendi a ler. Foi mágico, era
como se passasse a fazer parte do mundo, como se tivesse passado a existir no
mundo. Uma descoberta, e a partir daí lia tudo o que via, hábito que guardo a te
hoje. Lia o que via na rua, nos muros, nos outdoors, nas propagandas dos ônibus
e as placas de ruas. Eu achava fantástico o fato de as ruas terem nomes de “gente”
e, na minha cabeça “gente importante” e depois conheci as ruas com nome de
coisas... era incrível, para uma criança de sete anos.
Minha mãe, apesar de ter estudado apenas até a quarta série, sempre nos
incentivou e, mais que isso, obrigou a ler, a aprender, pois considerava esse o
caminho para conhecer o mundo, para evoluir, para crescer. E conseguiu. Eu
entendi isso com minhas leituras. Ela sempre esteve certa.
Penso que a palavra tem um poder incrível, transformador. Escrever
torna-se arte quando alguém consegue exprimir o que sente por meio da palavra e
levar esse sentimento para outros e compartilhar, emocionar, ensinar,
direcionar. O escritor, o autor é o artista que cria com as palavras. Que
elabora, que "mede" as palavras, que usa e abusa do seu poder de criação, que se
torna o criador de uma “criatura” que poderá ser maior e mais poderosa que ele
próprio, pois poderá ganhar o mundo e transformar pessoas. Nesse sentido, o
autor/escritor poderá, de certa forma, ser um pouco Deus nesse mundo das
palavras.
Professora Norma martins Alcantara
Nenhum comentário:
Postar um comentário